Perguntas comuns

Como são feitos os pagamentos?

Os pagamentos são feitos por transferência bancária em até 24h antes da sessão.

Quanto tempo dura cada sessão?

Terapias individuais duram 50 minutos, que podem estender-se à 1 hora. Terapia de casal dura 1h20min e pode estender-se à 1h30min. Palestras podem levar entre 30 minutos à 1 hora, dependendo do acordo com o cliente.

As sessões são presenciais ou online?

Neste momento, as sessões são apenas online, com a excepção das sessões de mindfulness em grupo que são realizadas na Marginal de Luanda.

Qual a sua linha de orientação?

Maioritariamente sigo a terapia cognitivo-comportamental, com grande inclusão da ideologia da terapia de aceitação e compromisso e mindfulness.

Como saber quando devo procurar um psicólogo?

Quando pensar em procurar um. Se alguma vez já lhe passou pela cabeça falar com um psicólogo, então não hesite.

Deve procurar um psicólogo toda a pessoa que sofre com um trauma, que tem vivido um problema que se arrasta há algum tempo e que não tem conseguido resolver, que sente uma tristeza e uma desmotivação que não passam; pessoas que sofrem com ansiedade, problemas alimentares, dificuldades com o sono por stress ou ansiedade, pessoas que têm a tendência a guardar todos os problemas para si... Não precisa estar num estado avançado do seu sofrimento para procurar ajuda.

Qualquer pessoa pode beneficiar de uma consulta com um psicólogo.

Preciso de um medicamento que me ajude a dormir. Pode passar?

O psicólogo não é médico. O psicólogo não formou-se em medicina e não está habilitado para prescrever psicofármacos. É uma grande violação ética e deontológica faze-lo que pode levar a perda da licença profissional.

O psicólogo estudou sobre a mente humana, sobre o conjunto de atitudes que implicam pensamentos, emoções, biologia e interacção social, e comportamentos, conceitos teóricos-praticos que auxiliam o paciente a desvendar os seus traumas ou problemas de modo a viver uma vida mais saudável e plena.

Quanto tempo dura a terapia?

O processo de terapia não tem um tempo limite. Algumas pessoas conseguem encontrar o seu caminho depois de 3 sessões, algumas com 10, algumas fazem terapia durante meses e algumas durante anos.

Tudo depende da gravidade do problema ou trauma que a pessoa vive, assim como o desenvolvimento psicológico da pessoa e o seu grau de colaboração com o processo terapêutico.

Algumas pessoas preferem continuar a fazer sessões mensais mesmo após evolução clínica significativa; isto porque elas desejam manter os ganhos do processo terapêutico e continuar a falar com alguém que as entende e aceita como ela elas são... E isto faz um bem enorme à alma.

O que fazer para aumentar a minha autoestima, a assertividade, ou outras dificuldades do dia-a-dia?

Faça terapia. A terapia também serve como um processo de autoconhecimento, crescimento pessoal e empoderamento.